Dispositivo ajuda pacientes cegos a distinguir formas e objetos

Cientistas alemães desenvolveram um implante ocular que permitiu que três pacientes cegos enxergassem formas e objetos dias depois do tratamento em um teste. Os cientistas disseram que o aparelho poderá se tornar uma rotina para certos tipos de cegueira dentro de cinco anos. O resultado do estudo é descrito como fenomenal e seus resultados podem trazer mudanças reais à vida de 200.000 pessoas de todo o mundo que sofrem de cegueira causada por uma doença chamada retinite pigmentosa.

O dispositivo, conhecido como implante subretinal, fica por baixo da retina e funciona substituindo os receptores de luz destruídos pela doença. Após a detecção da luz, o dispositivo se vale das funções naturais do olho para produzir uma imagem visual estável.

De acordo com o estudo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B, um paciente cego que recebeu o implante foi capaz de identificar e encontrar objetos colocados em uma mesa, e de caminhar por uma sala sem ajuda. Ele também conseguiu ver as horas num relógio e distinguir sete tons de cinza.
Agora é aguardar para que haja um aprofundamento nesses estudos, e quem sabe, uma breve inserção deste dispositivo na vida dos portadores de deficiência visual.

Fonte: Blog Abiotica

0 comentários:

Postar um comentário