Dispositivo ajuda pacientes cegos a distinguir formas e objetos

Cientistas alemães desenvolveram um implante ocular que permitiu que três pacientes cegos enxergassem formas e objetos dias depois do tratamento em um teste. Os cientistas disseram que o aparelho poderá se tornar uma rotina para certos tipos de cegueira dentro de cinco anos. O resultado do estudo é descrito como fenomenal e seus resultados podem trazer mudanças reais à vida de 200.000 pessoas de todo o mundo que sofrem de cegueira causada por uma doença chamada retinite pigmentosa.

O dispositivo, conhecido como implante subretinal, fica por baixo da retina e funciona substituindo os receptores de luz destruídos pela doença. Após a detecção da luz, o dispositivo se vale das funções naturais do olho para produzir uma imagem visual estável.

De acordo com o estudo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B, um paciente cego que recebeu o implante foi capaz de identificar e encontrar objetos colocados em uma mesa, e de caminhar por uma sala sem ajuda. Ele também conseguiu ver as horas num relógio e distinguir sete tons de cinza.
Agora é aguardar para que haja um aprofundamento nesses estudos, e quem sabe, uma breve inserção deste dispositivo na vida dos portadores de deficiência visual.

Fonte: Blog Abiotica

Apreensões são o grande destaque da semana

Várias operações de combate à pirataria foram realizadas durante toda esta semana em todo o País. São Paulo, Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro e Maringá (PR) foram algumas das cidades que passaram por operações para desmantelar a entrada de produtos piratas no comércio local.

Milhares de produtos foram apreendidos, principalmente óculos, roupas, tênis e relógios. Estas mega-operações contaram com a participação da Polícia Civil, Federal e também com a colaboração do Conselho Nacional de Combate à Pirataria.

Em breve, números de apreensões e valores estimados serão revelados e mandaremos notícias atualizadas em nosso blog e newsletter.

Na sua opinião, qual é a importância do cidadão comum no combate à pirataria?

Fonte: Blog Abiotica

Fundação Abióptica abre vagas para a 3ª turma do curso de Montador Óptico

A Fundação Abióptica já está atrás de novos talentos para o mercado óptico. Já estão abertas as inscrições para a 3ª turma de montadores ópticos, que tem início das aulas em fevereiro de 2011. No total são 15 vagas destinadas a jovens de 16 a 19 anos, que residam na Zona Sul de São Paulo e sejam provenientes de famílias de baixa renda. Os coordenadores da Fundação vão visitar escolas da região divulgando o curso e sua importância para a sociedade. Luis Pinguelo, coordenador da Fundação, fala dos benefícios para os escolhidos. “Os alunos selecionados têm direito a transporte de ida e volta, alimentação e uniforme, sem contar que já saem daqui com um ótimo embasamento para o mercado de trabalho”.

Fonte: Blog Abiotica